Sabemos que os probióticos são essenciais para uma boa flora intestinal , de fato, cerca de 70% do sistema imunológico reside em nosso intestino, por isso é nosso dever mantê-lo saudável.
Tomar probióticos é importante para a nossa saúde , mas como podemos ingeri-los? Existem muitas drogas naturais no mercado que contêm probióticos sob a forma de comprimidos, é certamente uma opção, mas não é a melhor maneira ou a que dará o melhor resultado. Para tomar os probióticos, precisamos que a melhor opção seja comer alimentos saudáveis e saudáveis e que, graças à fermentação, contenha trilhões de boas bactérias que ajudam nossos intestinos.
Ao restaurar nossa flora bacteriana, também restauramos a saúde de nosso corpo, porque nossos intestinos são o centro de nossa saúde, físico, mental e emocional, e é por isso que os alimentos que contêm probióticos são tão preciosos.
Legumes fermentados
Depois de ler seu livro grande de alimentos fermentados de Shannon Stonger, percebi que a melhor maneira de tomar probióticos é comer vegetais fermentados . Os vegetais fermentados nos permitem não apenas ingerir o máximo possível de probióticos, mas também absorver todos os nutrientes contidos nos vegetais. Se você planeja preparar vegetais fermentados em casa, pode seguir os conselhos atuais de Shannon Stonger para entender quando é a hora certa para consumir esses alimentos, a fim de aproveitar ao máximo seu poder nutricional:
“Pode ser verdade que o estômago é suficientemente ácido para não permitir que certos microrganismos passem para o intestino. Mas certamente não faz mal para aproveitar ao máximo os benefícios das leveduras, comendo-os no valor nutricional máximo. Se você comer alimentos fermentados para essas bactérias e enzimas, você precisa saber quando eles estão no número ideal. Este ponto ideal é alcançado depois que a comida teve a oportunidade de fermentar completamente, mas antes de consumir todo o combustível (lactose no leite, amido nos vegetais e assim por diante) e se torna muito ácido “.
Nós podemos auto-produzir vegetais fermentados em casa , podemos usar repolho, cenoura, rabanete, nabo, pimenta, aipo e beterraba dourada. Para adicionar mais sabor, você pode adicionar gengibre e alho.
Kimchi
O Kimchi é um prato tradicional coreano . É obtido, dependendo da estação, fermentando vegetais diferentes, é muito saboroso e é geralmente apreciado por adultos e crianças. Tomando como exemplo as receitas contidas no livro Seu Grande Livro de Alimentos Fermentados em particular gostei muito.
kefir
O kefir é uma deliciosa bebida feita de leite . É um iogurte líquido, muito rico em probióticos e fermentos lácteos. Kefir é obtido a partir da fermentação de leite de cabra, ovelha ou vaca. Mas também há variações do kefir vegano , ou aquelas obtidas da fermentação do leite de coco, arroz e até mesmo da água! Enquanto as bactérias benéficas do iogurte nutrem o sistema digestivo e “alimentam” as bactérias boas, os probióticos do kefir podem realmente ajudar a colonizar o trato intestinal.
iogurte
O iogurte é um dos melhores alimentos probióticos , mas não se deixe enganar por aquilo que você encontrar no mercado.
Verdadeiro iogurte probiótico é aquele produzido por nós, sem adoçantes ou açúcares adicionados, só assim você terá certeza de sua bondade.
Momento certo para consumir iogurte e kefir é quando eles fermentam por cerca de 24 horas e são azedos, mas ainda não deram origem a uma coalhada e soro firmes. Além de ser um excelente aliado dos nossos intestinos, o kefir é uma bebida substituta do leite, excelente para aqueles que são intolerantes ao leite, como Sharon Stonger nos conta em seu livro:
“Há muitas pessoas que não encontram leite de boa qualidade ou não toleram, então preferem fazer kefir sem leite. Isso é possível e pode ser uma ótima maneira para aqueles com intolerâncias alimentares aproveitarem os benefícios do kefir “.
Chá de kombucha
O chá Combucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá , bactérias, leveduras e açúcar. O chá de Kombuchá é obtido pela adição de uma colônia de bactérias e leveduras a uma mistura de açúcar e chá, permitindo assim que a mistura fermente. Especialistas desaconselham a autoprodução desse alimento, pois é muito difícil não contaminá-lo enquanto está sendo preparado. Hoje está muito facilmente disponível no mercado e, graças ao seu sabor realmente saboroso, é muito fácil integrá-lo nos nossos hábitos alimentares diários.
Agora que você tem mais algumas idéias, você não tem desculpa, comece seu caminho para um intestino mais saudável e uma vida melhor.
The post 5 alimentos probióticos para a nossa saúde appeared first on www.vivianeborges.com.